Razões para adotar ou aprender Xamarin

Olá!

Se você ou sua empresa pretende iniciar o desenvolvimento de um aplicativo móvel, este artigo vai te ajudar no por que considerar adoção da plataforma Xamarin ou por que aprender a construir aplicativos cross-plafaform.

Sem muitos jargões técnicos (vou procurar evitar), meu objetivo é te ajudar a descobrir como é possível compartilhar de 60 até 80% do mesmo código em três plataformas distintas iOS, Android e Windows e por que a Xamarin é atualmente uma das melhores soluções para o desenvolvimento multi-plataforma. Vamos-lá!

Uma linguagem compartilhada entre todas as plataformas

Ao invés de ter que escrever código especifico para cada plataforma, Xamarin permite que você utilize apenas C# para construir aplicativos para iOS, Android e Windows, ou seja, todas as vantagens de uma linguagem moderna, orientada a objetos, com sintaxe clara e com suporte por exemplo a strong types, programação assíncrona, type inferencing, lambdas e etc. <3

E olha que eu sou suspeito para falar sobre C#

Ambiente de desenvolvimento a sua escolha

Utilize o Visual Studio no Windows para construir aplicativos para iOS, Android e Windows ou o Xamarin Studio no Mac (apenas iOS, Android), as duas IDE’s são completas incluindo por exemplo, debugger, code completion, integração com os emuladores ou dispositivos físicos para debug dos seus apps, sem contar integrações com o TFS, VSTS ou GIT para gerenciamento do seu código fonte.

Aplicativos com mais qualidade

Compartilhar código te da uma vantagem significativa, se você encontra um bug introduzido por uma especificação ruim ou por uma má implementação, só precisa corrigi-lo uma vez para sanar o problema em três plataforma distintas, isso aumenta a qualidade do que está sendo entregue já que minimiza a chance de falhas ou de modificações que acarretem em bug.

Desenvolva aplicativos nativos

Aplicativos desenvolvidos com Xamarin, são 100% nativos. Xamarin é integrada completamente as SDK’s de cada plataforma o que permite aos desenvolvedores utilizar todos os recursos de hardware e API’s disponíveis.

Os aplicativos são compilados em binários nativos e não são interpretados em tempo de execução o que resulta em performance nativa e experiências ricas aos usuários.

Produtividade (Leia, entregue mais em menos tempo)

Escrevendo toda a base do seu código uma vez só, compartilhando-o em três plataformas distintas, evitando ter que escrever o mesmo app em três linguagens de programação diferentes, você minimiza o tempo de lançamento do seu aplicativo no mercado.


Está lista não está congelada e a cada vantagem clara ou sugerida por vocês ela será atualizada, fique a vontade para contribuir com a sua critica, vantagem ou opinião.

Qual é a sua razão para adotar a plataforma Xamarin?



Forte Abraço!

William S. Rodriguez

Microsoft & Xamarin MVP, C# mobile developer, community enthusiast & #Xamarin crusader.

Curitiba, PR, Brasil http://williamsrz.com.br

Subscribe to C#, Xamarin, Mobile & Cloud addicted

Get the latest posts delivered right to your inbox.

or subscribe via RSS with Feedly!