Olá, pessoal tudo bem? É usual pessoas me perguntarem qual a diferença entre o Azure Mobile Services e o Azure App Service, então vamos lá:
Recentemente fiz dois artigos, um sobre Mobile Services, e outro sobre o Mobile App Service, neles você pode encontrar em detalhes as definições de cada serviço que eu vou pontuar por aqui.
O objetivo deste artigo é fazer uma comparação mais direta entre os dois serviços!
Entendendo a principal diferença
O Azure App Service é o que chamamos de Full Managed Platform as a Service (PaaS), que engloba capacidades de construção de aplicativos, web e/ou mobile incluindo integrações e extensões a aplicativos SaaS ou on-premise.
Diferente da oferta anterior onde tínhamos Web Apps e Mobile Service, o Microsoft Azure agora oferece em uma única oferta os dois serviços (o que faz todo sentido). Portanto a principal diferença entre as duas ofertas está em um único ponto:
Azure App Service: Um único serviço, mais simples, efetivo e acessível (custo), oferecendo a capacidade de incluir clientes web e mobile.
Comparar os dois serviços pode ser um pouco confuso, já que o App Service é mais completo e engloba todos os recursos anteriores presentes nas ofertas Web Apps e Mobile Service, com evoluções significavas para a comunidade, como a adição das linguagens JAVA e PHP, para construção de backend (alem de Node.JS e .NET já existentes).
Ainda ficou com dúvidas? Utilize os comentários ou me chame para conversar no twitter.
Forte abraço.