Dia 03 - Guia definitivo para resolução de problemas com Xamarin iOS

Olá pessoal,

este artigo faz parte da série 60 dias com Xamarin, se você perdeu alguma publicação pode acompanhar pelo índice disponível aqui.

Se você conseguiu sobreviver ileso ao dia 01, então pode descansar hoje, mas se você encontrou algum problema durante ou depois da instalação do Xamarin, seja no Windows ou no Mac, hoje é dia de resolvê-los.

Aqui vou listar todos os possíveis problemas que você pode encontrar depois da instalação do seu ambiente e durante o desenvolvimento com Xamarin, também vou incluir nele soluções a problemas que forem reportados nos comentários, ai objetivo aqui é criar um guia definitivo para resolução de problemas comuns.

Se você está procurando por problemas relacionados a Android clique aqui, este é o guia de soluções para iOS


Abri a Solution e o projeto iOS apresentou a mensagem "Project not build in the active configuration"

Para compilar e executar um projeto iOS, você precisa que o "target" do debug seja um simulador iOS, aqui tudo que você precisa fazer é clicar na barra e alterar a configuração para Debug | iPhoneSimulator e escolher o simulador.


Couldn’t connect to mac.local. Please try again.

Este problema é chato e acontece por vários motivos, normalmente depois de uma atualização ou quando você vai configurar o iOS Build Host pela primeira vez.

A primeira coisa que você precisa fazer é ter certeza de que o seu Mac está na rede e está acessível, você pode fazer isso com o comando ping + Ip do Mac;

Se o seu Mac está na rede, você agora precisa habilitar o Login Remoto, por sorte minha a Xamarin tem um Guia bem detalhado de como isso pode ser feito, clique aqui para saber como habilitar o login remoto no Mac

Diante disso se você ainda está com o mesmo erro aqui está um pequeno checklist para você validar e solucionar o problema.

  • O Xcode está instalado no seu Mac?
  • Você o Xcode ele pelo menos uma vez e aceitou os termos e condições de uso?
  • A versão do Xcode Instalada é ultima?
  • Você instalou o Xamarin no Mac?
  • A versão do Xamarin é a mesma no Windows e no Mac?

Se mesmo assim você não consegui resolver o problema de conectividade, vamos ter que apelar para o modo hard, e ler um arquivo de log :)

No Visual Studio, acesse o menu Help, depois clique em Xamarin, e depois Open Logs, uma janela do explorer vai ser aberta e você precisa abrir o arquivo de log mais recente, caso você encontre os erros:

Error: The user ‘<username>’ must be logged in on the mac in order to start the agent.  

Solução: Você deve estar autenticado no Mac, com o mesmo usuário no qual você está tentando se conectar pelo Mac agente no Windows (janelinha da imagem).

Error: Renci.SshNet.Common.ScpException: scp: /tmp/com.xamarin.2016-12-12__09-22-51.11492.broker/app.plist: Permission denied  

Solução: Entra no “fusca e sai do fusca”, reinicie o Mac, para resolver o problema de permissão.


Como encontrar o conteúdo e acompanhar as postagens? Você pode fazer duas coisas:

William S. Rodriguez

Microsoft & Xamarin MVP, C# mobile developer, community enthusiast & #Xamarin crusader.

Curitiba, PR, Brasil http://williamsrz.com.br

Subscribe to C#, Xamarin, Mobile & Cloud addicted

Get the latest posts delivered right to your inbox.

or subscribe via RSS with Feedly!